BMW S 1000 RR
A BMW S 1000 RR
A S 1000 RR provocou uma revolução na categoria das superesportivas no seu lançamento em 2009. Desde então, a moto continua em evolução, lapidando ainda mais seu projeto testado e aprovado por pilotos do mundo todo, e recebendo o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada. Contudo, por conta de sua curva de potência impressionante, uma coisa não mudou durante esses anos: ela continua arrasadora ainda hoje. Atualmente, a S 1000 RR traz Controle Dinâmico de Tração (DTC) para oferecer mais segurança e uma pilotagem ainda mais dinâmica. A S 1000 RR é um puro-sangue entre as motos esportivas – seja na estrada ou em circuito fechado. E sua tecnologia inovadora permite que você aproveite todo seu desempenho de forma mais intensa e rápida como nunca.

Design
Escolha o seu estilo
Visual de tirar o fôlego, desempenho puro ou uma verdadeira esportiva de competição: a escolha é sua. A S 1000 RR está disponível nas cores Vermelho “Racing”, Prata Metálico e na cor Tricolor Motorsport com o Pacote M.

Concebida para a pole position
Cada peça da RR foi concebida para extrair o melhor desempenho. Vejamos, por exemplo, a configuração da ciclística com uma nova tecnologia de suspensão que torna a RR mais leve e ainda mais precisa. Além disso, temos uma posição de condução com uma ergonomia perfeita, devido ao quadro modificado e ao design das carenagens. Os faróis LED de série conferem à motocicleta uma imagem dinâmica e agressiva. Os piscas dianteiros foram deslocados das carenagens para os espelhos retrovisores, resultando em uma nova estética, além de gerar melhor visibilidade. Vista desde a traseira, a RR domina em termos de design e funcionalidade.

Desempenho
Estatísticas vencedoras. Performance poderosa.
A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200cv. Quatro quilos mais leve, o novo motor de quatro cilindros em linha e alto desempenho oferece 207cv a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, com oferta superior a 100Nm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. E o segredo para este desempenho irretocável é a versatilidade da nova tecnologia BMW ShiftCam, que permite extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação – e isso a antecessora já oferecia de sobra –, mas principalmente em faixas baixas/médias de giro. Dessa forma, a entrega de potência e torque é mais uniforme, linear, tornando a motocicleta mais fácil de controlar e ideal para quem a utiliza no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho extremo nas pistas.

Tecnologia
Desenvolvida para máxima eficiência em cada situação
A RR tem ambição técnica, sua versatilidade garante máximo desempenho tanto nas estradas quanto nas pistas: os quatro modos de condução de série, RAIN, ROAD, DYNAMIC e RACE, abrangem diversos estilos de condução em diferentes condições. O Modo Pro, como acessório especial, coloca o mundo da competição à sua disposição com três modos adicionais RACE Pro 1, RACE Pro 2 e RACE Pro 3, com Launch Control, Pitlane Limiter, HSC Pro (Controle de Partida em Subidas Pro) e DBC (Controle Dinâmico de Freio). Com o Multicontrolador e através do painel TFT colorido de 6,5”, é possível realizar as seguintes configurações: resposta do acelerador incluindo características do motor, potência do freio-motor, Controle de Tração Dinâmico (DTC), ABS e DDC (Controle de Amortecimento Dinâmico). Com um simples acionamento de botão, regule as configurações enquanto pilota através do DTC +/- Shift. Graças à mais recente tecnologia do sensor de seis eixos e pré-controle de potência, a assistência do DTC é especialmente suave e potente. O procedimento ocorre em qualquer mudança, velocidade e inclinação.
Com o DTC de nova geração, você ganha um controle de tração mais eficiente, potente e seguro, garantindo uma aceleração ainda maior.

Painel de instrumentos
O equipamento traz as informações exibidas de maneira clara e intuitiva no painel digital TFT de 6,5 polegadas em alta definição. As informações podem ser acessadas pelo multicontrolador localizado na manopla esquerda da motocicleta.

Destaques
Iluminação de LED
Os faróis LED de série conferem à RR uma imagem esportiva e agressiva inconfundível. Este conceito aplica-se não apenas aos piscas dianteiros, que foram deslocados da carenagem para os espelhos retrovisores, mas também para a traseira, com as luzes de pisca, freio e lanterna integradas em um único componente em LED.

Carenagem BMW
O design inconfundível da S 1000 RR fala por si só.

Mais estabilidade e melhor aplicação da potência
O novo chassi da BMW S 1000 RR contribuiu em quase 50% na redução total do peso da motocicleta. Isso tudo com rigidez aprimorada do quadro. Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada; melhorando as respostas durante as acelerações e proporcionando mais aderência. Além disso, o chassi foi concebido de forma a permitir ao piloto uma condução mais concentrada e mais precisa em distâncias mais longas de deslocamento.

Versões S 1000 RR
S 1000 RR

- Acelerador eletrônico (Ride-by-wire)
- Ajuste do manete de freio
- Ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro
- Ajuste de compressão, retorno pré-carga amortecedor dianteiro
- Alerta de rotação do motor (Shift light)
- Amortecimento variável auxiliar
- Assento em dois níveis
- BMW Motorrad integral ABS
- Cavalete lateral com inibidor de partida
- Controle de largada
- Embreagem deslizante
- Garfo telescópico dianteiro invertido
- Imobilizador eletrônico
- Modos de pilotagem
- Lanterna traseira em LED
- Painel de instrumentos digital multifunção
- Para-brisa
- Pedal de câmbio reversível
- Race ABS
- Rodas em liga leve
- Sensor de queda
- Transmissão por corrente
- Válvulas de controle do escapamento
Chassi | |
Freio dianteiro | Dois discos flutuantes, diâmetro de 320 mm, pinças fixas de quatro pistões |
---|---|
Freio traseiro | Disco simples, diâmetro de 220 mm, pinça flutuante de pistões simples |
Quadro | Dupla trave em alumínio |
Roda dianteira | Alumínio fundido 3,50 x 17'' |
Roda traseira | Alumínio fundido 6,00 x 17“ |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido, diâmetro de 46 mm, ajuste da retorno e compressão ajuste da pré-carga |
Suspensão traseira | Braço oscilante em alumínio, amortecedor central, ajuste de retorno e compressão |
Dimensões e pesos | |
Altura do assento | 815 mm |
Altura sem espelho | 1.140 mm |
Capacidade do tanque | 17,5 L |
Distância entre eixos | 1.438 mm |
Largura | 826 mm |
Peso seco | 179,5 kg |
Motor e transmissão | |
Alimentação | Injeção eletrônica, coletores de admissão variáveis |
Caixa de câmbio | 6 velocidades com veio de sincronização, com engrenagem de dentes direitos |
Cilindrada | 999 cc |
Compressão | 13.0:1 |
Diâmetro x curso | 80 mm x 49,7 mm |
Embreagem | Embreagem multidisco em banho de óleo, deslizante, acionamento mecânico |
Potência máxima | 199 cv (146 kW) à 13.500 rpm |
Torque máximo | 11,5 kgf.m a 10.500 rpm |
Transmissão final | Corrente com relação 17/45 |